semana 4/ ESC 6 - Weber II - ATIVIDADE 2
Situações vividas no meu local de trabalho, analisadas a partir da teoria de Weber.
Relação ser/ estar x papéis
Meus alunos e eu, depois de um tempo de aula, fizemos através de muito diálogo, uma lista de regras a serem respeitadas durante o ano letivo. Conversamos sobre seus direitos e deveres. Alertei - os de que se vissem alguém descumprindo uma regra, deveriam imediatamente me avisar, para que as devidas providências fossem tomadas. O aluno estaria ajudando a fixar as ordens de forma comunitária, estabelecendo nessa situação, princípios de caráter informal. Essa combinação entre professora e aluno pode ser definida como fidelidade mútua.
Relação poder/ hierarquia
Minha relação com a equipe diretiva da escola. Tenho uma diretora, uma vice - diretora e uma supervisora. Cada uma delas tem suas respectivas funções. Às vezes, faço um pedido à vice - diretora, mas não deixo de comunicá - lo á diretora. Em outros momentos, quando peço uma informação à supervisora, por exemplo sobre o calendário escolar, ela mesma, quando tem alguma dúvida, acaba esclarecendo - a com a vice - diretora e se necessário,ainda, com a diretora.
Na verdade há uma dependência muito grande entre os cargos, o que favorece nossas relações, tanto pessoais como principalmente profissionais.
1 Comments:
Oi Fernanda
No "ser/estar" professor e aluno, que diferenças encontras entre a tua atuação como professora e a deles como alunos no cumprimento das regras decididas pelo grupo?
Este é um assunto interessante de levar ao forum.
abraço,
Suzana Gutierrez
Post a Comment
<< Home