10/09/2006

atividade3questionariocomrespostas

Com base na leitura do texto responder as questões:

1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill? De acordo com Durkheim, ele acredita que para Stuart Mill, a educação compreende basicamente a influência que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes, independente de fatores físicos ou outros com fins próprios.

2.Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? As duas posições ressaltadas por Durkheim são: # é impossível elevar ao mais alto grau, todos os poderes que estão no indivíduo, visto que temos diferentes aptidões e futuramente diferentes funções. Uns pendem mais para a ação, para a tomada de decisões e outros para a reflexão, para o desenvolvimento do pensamento.# a felicidade é subjetiva. Para estarmos bem, felizes, é necessário estarmos fisicamente e intelectualmente "preparados", levando em consideração que essse preparo não é definitivo.E o ponto fraco em que incorrem é que a educação não tem um fim uniforme, perfeito para todos.

3.O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação? Para definir educação, de acordo com Durkheim, é preciso considerar os sistemas educativos que hoje existem e os que já existiram, aprendendo deles suas peculiaridades.

4.De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal são:idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte, etc.Fixando essas idéias na consciência dos educandos, através da educação.

5.Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança? O ideal a ser realizado tem que suscitar na criança:um certo numero de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os indivíduos e certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular, considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.

6. A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine " o que conclui Durkheim? Explique.Durkheim conclui que a educação não é, pois, para sociedade, senão o meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência. Ou seja, a sociedade apresenta uma diversdade de condições que serão desenvolvidas em cada criança, conforme suas vivências e necessidades.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Sociedade e indivíduo são idéias dependentes porque um exerce influência sobre o outro. O indivíduo desejando melhorar a sociedade, está automaticamente melhorando a si mesmo. E a ação exercida pela sociedade tem como objetivo engrandecer o indivíduo, sem comprometê-lo à infelicidade.

3 Comments:

At 11:00 AM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Fernanda

Juntar a reflexão sobre o pensamento de Durkheim com a reflexão so bre o pensamento de Weber (ecs5) é um exercício importante. Lá no Rooda alguns colegas já estão debatendo este assunto no forum.

abraço,
Suzana

 
At 7:23 AM, Anonymous Anonymous said...

MEUS PARABÉNS NANDA EU MORRO NO MARANHÃO E SINTO QUE VOCê É UMA ESCOLHIDA DE DEUS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS DO NOSSO BRASIL!


MIL BEIJOS,

SAMYLLA SILVA

 
At 7:23 AM, Anonymous Anonymous said...

MEUS PARABÉNS NANDA EU MORRO NO MARANHÃO E SINTO QUE VOCê É UMA ESCOLHIDA DE DEUS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS DO NOSSO BRASIL!


MIL BEIJOS,

SAMYLLA SILVA

 

Post a Comment

<< Home